quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Como fazer da sua casa um imóvel de charme | Mariana Barros



Como valorizar sua casa e colocá-la no mapa dos endereços mais charmosos da cidade:

1) Capriche nos acabamentos. Casa com acabamentos bem feitos permite dar aquela subidinha no preço na hora de passá-la para frente e torna a vivência ali dentro muito mais confortável.

2) Fuja do tradicional piso frio na sala e nos quartos. Ele oferece um bom custo-benefício, além de ser fácil de limpar, mas perde no conforto e na estética. Nada mais desagradável do que saltar da cama quentinha ou do "sofazão" e colocar o pé no chão frio, especialmente no inverno.

3) Piso de cimento queimado é uma ótima opção. É prático e sua temperatura não varia muito. Seu aspecto rústico dá um charme a mais a qualquer ambiente. Você ainda pode fazer composições com peças de cerâmica e ladrilhos.

 


Piso de cimento queimado com ladrilhos


4) Use ladrilhos hidráulicos ou mesmo azulejos vintage com desenhos gráficos para criar painéis nas paredes. Delimite uma área com boa visibilidade e com potencial para mudar o aspecto do ambiente e cubra-a com as peças. Só não exagere na área a ser decorada: uma parede está de bom tamanho ou até menos que isso.

5) Assoalhos, de madeira, dão sempre um algo a mais, seja laminado, taco, tábua larga ou estreita. Se o apartamento for antigo e tiver alguns tacos faltando por exemplo, pense duas vezes antes de arrancar tudo e colocar um outro tipo de piso mais barato. O investimento no conserto dos tacos pode ser compensado quando o imóvel for colocado à venda.

6) Quando for possível e não atrapalhar a dinâmica da casa, diminua a quantidade de paredes. Se você tiver um quarto extra, retire a parede e ganhe uma sala mais ampla, por exemplo. Você ganha luz e ventilação. Quem gosta de cozinhar e receber amigos pode demolir parte das paredes da cozinha e integrá-la à sala.

7) Portas de correr de vidro são outra grande aposta, especialmente na divisão entre as áreas sociais e as áreas externas. Elas garantem ótima luminosidade e ventilação e ainda integram os ambientes dando uma sensação de amplitude.

8) Pastilhas revelam bom gosto e sofisticação. O mercado oferece opções com brilho, peroladas, foscas e das cores mais variadas. Dá para revestir apenas uma parte da parede, numa altura de 1,50 metro por exemplo, suficiente para proteger a parede e dar aquela uma bossa a mais.

9) Persianas são uma solução prática e descolada, especialmente se comparadas aos "cortinões". Há de diversos tipos e materiais e elas podem ser usadas tanto na sala quanto nos quartos.

10) Pesquise a história do seu imóvel. Quem foi o arquiteto responsável pelo projeto, o engenheiro que cuidou da obra, a construtora… procure conhecer em que contexto ele surgiu, em que ano e quais eram as tendências daquela época. Essas informações ajudam a entender por que o o imóvel é do jeito que é e a valorizar seus atributos. E a pesquisa ainda pode revelar dados interessantes que conferirão mais personalidade ao local, especialmente na hora de vendê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário