quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Plantas ajudam a regular temperaturas em casas

Uma casa com conforto térmico natural é sempre mais sustentável, pois não precisa de aparelhos como ventiladores e aquecedores para deixar o ambiente em uma temperatura agradável, o que economiza no consumo de energia elétrica.

Assim, o uso de plantas pode ser um grande aliado, ajudando a regular a temperatura de construções. Uma das maneiras com que isso pode ser feito é plantando trepadeiras em treliças no lado mais quente da casa, de preferência em uma pequena tela, cerca de 15 centímetros da parede. Assim, uma espécie de colchão vertical de ar frio é criado entre as plantas e a casa, ajudando a deixar a temperatura mais amena.

Em casas com mais espaço, árvores podem ajudar a obter sombra no verão e bloquear a entrada de vento no inverno. Uma dica para as regiões temperadas: as plantas decíduas, que perdem suas folhas em temperaturas mais frias, fazem sombra no verão mas permitem a entrada do sol no inverno.


É possível ainda montar telhados verdes, o que impede que a construção absorva excessivamente o calor durante o dia.

Quando for plantar qualquer planta em seu jardim, lembre que espécies nativas crescem mais rápido e necessitam de menos manutenção.



Fonte de pesquisa: Salve o Meio Ambiente - 1.001 ideias para pôr em prática atitudes ecológicas que vão fazer diferença na sua vida. Uol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário