quinta-feira, 28 de março de 2013

Aeroporto no Canadá ganha parede viva gigante “antipoluição”


Quem passa pelo Aeroporto Internacional de Edmonton, em Alberta, no Canadá, agora é recebido com uma lufada de ar fresco e uma vista para uma paisagem tão exuberante e acolhedora quanto incomum em um terminal sempre corrido. O aeroporto inaugurou esta semana uma mega parede viva – a primeira dentro de um terminal na América do Norte -, que além de dar um toque natural ao prédio, ajuda a renovar o ar.



Desenhada pela firma canadense About Green over Grey, especializada em instalações ecológicas, o jardim vertical de 1,4 mil metros quadrados tenta reproduzir uma cena de montanha, sendo composta por 8 mil plantas de 32 espécies diferentes.



A ideia é que essa obra-prima sustentável, cresça e evolua como um organismo vivo, adquirindo, assim, um formato mais tridimensional. Algumas das espécies maiores, como samambaias, poderão crescer até um metro para fora da parede, como se estivessem em galhos de árvores. Além de ser bonita, a parede viva também adiciona oxigênio e remove o dióxido de carbono e outros poluentes do ar interior.



Completamente hidropônica, a parede é cuidadosamente monitorizada para assegurar que cada parte receba a quantidade certa de água. Outra característica bacana é que os rígidos e impermeáveis painéis de sustentação das plantas também são ecológicos. Eles foram produzidos a partir de plástico descartado (tais como embalagens de leite, sacos plásticos, garrafas de refrigerantes, etc) e imitam musgo com fibras recicladas da indústria têxtil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário