quinta-feira, 28 de março de 2013

Pergolado/caramanchão – Mais contato com a natureza

Do site da Magis



Pergolado ou caramachão? Não importa. O certo é que fazendo um dos dois, sua casa vai ficar mais verde e aconchegante. A diferença entre os dois: o caramachão é feito basicamente de madeira. Sua utilidade se restringe basicamente a dar suporte para plantas trepadeiras. Já o pergolado tem a mesma forma física, e pode ser feito tanto de madeira como de outros materiais (concreto ou bambu, por exemplo).



Seu pergolado pode ser montando na varanda da sua casa ou apartamento independente do espaço que ela tenha. Tudo depende do planejamento/projeto. Para isso, é bom contar com a ajuda de um carpinteiro ou serviço de lojas que fazem móveis planejados.

Mas o espaço ideal para montar seu caramanchão ou pergolado é no quintal (claro, se você tiver um). Dispondo de mais espaço, você pode colocar um balanço, cadeiras ou poltronas mais espaçosas, uma mesa de centro. Alterne no estilo, ou mescle o mais moderno com o clássico ou rústico. Quem sabe com tapetes num ar mais oriental.


Que plantas colocar? Depende do seu gosto. Uma trepadeira é essencial, sugerimos a sete-léguas. Ela tem crescimento rápido e se adapta facilmente a ambientes secos e ensolarados. O espaço pode ser finalizado com outras plantas:

Azaleia – floresce no inverno, e precisa de pouca em dias alternados;
Lavanda-francesa – floresce o ano todo.
Ricassulina – gosto de sol o ano todo. Deve ser adubada mensalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário